Idoso

Internet traz benefícios para os idosos na pandemia, confira estudo

Segundo um estudo da Universidade de Surrey, pessoas de 55 a 75 anos que passaram a utilizar a internet com maior frequência observaram benefícios para a saúde mental e para a qualidade de vida durante a pandemia. Quem escolheu a internet como aliada na conexão com amigos e familiares apresentou, também, menor risco de depressão.

A solidão, aliada ao isolamento social, são os principais problemas para muitas pessoas, em particular os idosos. Com isso, há maior risco de depressão e impactos negativos na saúde. Em um artigo da revista Healthcare, os pesquisadores da Universidade de Surrey apontaram que o uso da internet ajudou a reduzir esses riscos. O estudo incluiu 3.491 participantes, que foram analisados individualmente, a partir do Estudo Longitudinal do Envelhecimento Inglês, de 2020, quando as medidas de distanciamento estavam em vigor no país. Os participantes foram entrevistados e responderam acerca da frequência e o tipo de uso da internet, bem como os objetivos de uso.

Aqueles que relataram o uso frequente da internet, de uma vez ou mais por dia, tinham níveis muito mais baixos de sintomas da depressão, além de melhor qualidade de vida comparado àqueles que usaram a internet apenas uma vez por semana ou menos. Isso se relaciona, principalmente, por causa dos benefícios de se manter conectado com amigos e familiares, ajudando a combater efeitos psicológicos prejudiciais do distanciamento social entre os adultos com idades de 55-75 anos.

O estudo descobriu que as pessoas que utilizaram a internet na busca de informações relacionadas à saúde relataram níveis mais elevados de sintomas de depressão. Isso pode estar associado ao maior grau de preocupação desencadeado pela leitura de notícias da covid-19.