IMG 8097 1 1536x1152

Redesenho centrado no paciente do serviço de radioterapia para câncer de próstata no SUS

Confira como foi o evento que contou com a presença de Rodrigo Kappel Castilho, médico da Pallatium!

Esta pesquisa tem por objetivo identificar oportunidades para melhorar o acesso dos pacientes com câncer de próstata ao tratamento com radioterapia externa no SUS. Três hospitais da rede de atendimento pública de saúde foram convidados para compor o estudo e contribuir com amostra de pacientes e dados institucionais que permitam a realização dos estudos de custos.

Seguindo o cronograma previsto para o projeto, foram desenvolvidos até a data de 07/06/2022:

1. Mapeamento dos fluxos de cuidado dos serviços de radioterapia

Foram realizados os mapeamentos dos fluxos de cuidado assistenciais a partir de observação dos pesquisadores e reuniões com as equipes clínicas de cada centro participante (Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Hospital de Clínicas de Porto Alegre e Hospital São Lucas da PUCRS). Os fluxos construídos foram utilizados para a identificação de pontos de variabilidade na forma com que o serviço é entregue, como, por exemplo, os recursos profissionais envolvidos ao longo do processo.

2. Coleta de dados de 48 pacientes na SCMPA e 13 no HCPA

Para a coleta dos dados de tempo do atual serviço de radioterapia dos centros, estão sendo aplicadas as seguintes abordagens: uso de aplicativo mobile, entrevistas com os pacientes e a utilização dos dados de tempos do ARIA. Foi necessário integrar diferentes relatórios/bases de dados do ARIA para criar um único que permitisse a coleta completa dos dados. Em função da pandemia COVID-19, notamos um menor número de encaminhamentos para o tratamento de radioterapia. Serão utilizados dados retrospectivos como alternativa para ampliar a coleta de dados. Estão sendo aplicados os termos de consentimento aos pacientes para entrevistá-los e coletar as informações que não estão disponíveis no ARIA.

3. Sessões de workshop de Design thinking com apoio da equipe Crialab PUCRS

Para identificar pontos de oportunidade de melhoria que resultem em uma melhor eficiência de atendimento, foi realizada uma sequência de workshops de Design thinking envolvendo os profissionais que atuam nas unidades de radioterapia. Aconteceram sessões específicas para cada centro e, por fim, um workshop com representantes de todos os centros foi conduzido para que os fluxos de estado atual e futuro com informações de tempo e recursos consumidos de cada instituição possam ser discutidos.

Workshop final – Jornada de paciente de câncer de próstata: modelo ideal de acesso e prestação do serviço de radioterapia para pacientes com câncer de próstata no Sistema Único de Saúde

Com o intuito de utilizar os resultados e aprendizados gerados com a análise de cada centro para melhorar o sistema como um todo, o workshop reuniu as partes interessadas para co-criarem, em uma oficina de Design Thinking, o redesenho do serviço para o sistema de saúde público.

Representantes do Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde – IATS, do City Cancer Challenge Foundation – C/Can, do Tecnopuc Crialab, do Instituto de Governança e Controle do Câncer – IGCC, das Secretarias de Saúde Estadual e Municipal, dos hospitais participantes e dos pacientes estiveram presentes no workshop que foi realizado em 07/06.

4. Início da construção de framework para análise de custos e eficiência

Uma ferramenta em Excel está sendo desenvolvida incluindo o desenho de estado atual, futuro e eficiente, contemplando a modelagem para avaliação de custos para cada instituição. A ferramenta será acompanhada de um guia de orientação de coleta de dados financeiros, input de dados e sugestões de análises.

Apresentação do projeto

A implementação bem-sucedida de práticas de gerenciamento de saúde orientadas a valor exige avanços para fornecer um serviço mais eficaz, reduzindo o desperdício ao longo da trajetória do paciente no sistema de saúde. Métodos inovadores de negócios e engenharia, como design thinking, re-engenharia de prestação de serviços e o método de custeio baseado em atividades e tempo (TDABC) são apresentados na literatura como técnicas poderosas para contribuir para maior garantia de qualidade ao fornecer um serviço centrado no paciente. A compreensão de como os pacientes consomem os recursos do sistema de saúde contribui com a identificação de oportunidades de melhoria dos processos o que pode resultar em economia de custos  ou de melhoria de desfechos clínicos.

As evidências sobre impacto relacionado ao atraso do início da radioterapia no câncer de próstata localizada são escassas. Provavelmente para os pacientes de baixo risco, o atraso da radioterapia não resulte em nenhum prejuízo a curto prazo. Entretanto, para os pacientes com câncer de próstata de alto risco, a demora do início do tratamento pode resultar em morbidade para o paciente. No biênio 2017-2018, 192 pacientes com câncer de próstata foram tratados com radioterapia, na cidade de Porto Alegre (Painel de Oncologia – DataSUS). Entre as instituições que realizam o procedimento no sistema público de saúde no município de Porto Alegre, tem-se a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, o Hospital de Clínicas e o Hospital São Lucas da PUCRS. Nessas instituições, 88% dos pacientes iniciaram o tratamento com radioterapia mais de 60 dias após o diagnóstico do câncer de próstata (Painel de Oncologia – DataSUS), ou seja, não estando em conformidade com a lei dos 60 dias.

Entre os motivos para esse período ser longo, está a dificuldade de gestão e priorização dos pacientes pelo sistema de saúde a partir do momento em que o paciente é diagnosticado com a doença em uma instituição. Acredita-se que a forma como é feita a condução interna em cada instituição apresenta variações e que, entre os hospitais que ofertam o serviço, há oportunidades de identificação de potenciais melhorias que possam causar redução de custos e de tempo entre diagnóstico e início do tratamento se estudadas de forma detalhada e sistemática.

Os hospitais participantes concentram 100% dos procedimentos de radioterapia em pacientes com câncer de próstata realizados na cidade de Porto Alegre. A condução deste projeto se fragmenta em três macro etapas: a análise da trajetória dos pacientes submetidos à radioterapia no município de Porto Alegre; a comparação entre os as atividades, tempos e recursos consumidos das instituições e a estruturação de framework para análise de custos e eficiência. Espera-se ao término desse projeto gerar uma ferramenta incluindo o desenho de estado atual, futuro e eficiente e contemplando a modelagem para avaliação de custos para cada instituição. A ferramenta será acompanhada de um guia de orientação de coleta de dados financeiros, input de dados e sugestões de análises.

Esta ferramenta também poderá ser utilizada por outras cidades integrantes do projeto City Cancer Challenge, sendo necessária a condução das etapas de entendimento do fluxo de cuidado para que ela possa ser adaptada a realidade de cada região. Por fim, as etapas metodológicas seguidas serão consolidadas em um relatório de apresentação de resultados com detalhamento e orientação sobre como aplicar cada uma das ferramentas e métodos. Esse documento é entendido como um guia para que outras cidades do City Cancer Challenge possam replicar a pesquisa realizada e melhorar a eficiência dos tratamentos de radioterapia.

Fonte do conteúdo e da imagem: Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde