Inserir Um Subttulo 1080  1920 Px

Pelé está em cuidados paliativos: rei do futebol não responde mais à quimioterapia

Desde o ano passado, Pelé vem realizando tratamento de quimioterapia, quando foi operado de um câncer de intestino.  No início de 2022, foram identificadas metástases no intestino, no pulmão e no fígado que pioraram o quadro.

Internado desde 29/11, o craque está em cuidados paliativos exclusivos: a quimio foi suspensa e ele segue recebendo medidas de conforto para aliviar a dor e a falta de ar, por exemplo. A especialidade é multidisciplinar e envolve profissionais de diferentes áreas, como psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, nutricionista, assistência social, farmácia e até mesmo acompanhamento espiritual. As medidas adotadas variam conforme os sintomas, a funcionalidade e o prognóstico do paciente, mas sempre visam à melhora da qualidade de vida.

Pelé chegou com um quadro de anasarca (inchaço generalizado), uma síndrome edemigênica (edema generalizado) e uma insuficiência cardíaca descompensada no Hospital Albert Einstein, na semana passada. Além disso, foi diagnosticado com infecção respiratória, que está sendo tratada com antibióticos. O rei do futebol luta contra um câncer diagnosticado em 31 de agosto de 2021, quando foi descoberto um tumor no cólon (intestino grosso) durante exames de rotina, que deveriam ter sido feitos em 2020, mas foram adiados por causa da pandemia de Covid-19.

É importante reforçar que os cuidados paliativos não significam a morte. Muitos pacientes inclusive estabilizam-se de quadros agudos e recebem alta hospitalar. A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que os cuidados paliativos deveriam ser acessíveis a todos os pacientes com doenças graves e/ou incuráveis, envolvendo equipes que cuidam não apenas do desconforto físico, mas também emocional.

Rainha Elizabeth, Jô Soares e Philip Roth também escolheram o conforto de suas casas nos seus últimos dias
A Rainha Elizabeth II poderia ter um hospital inteiro à sua disposição, mas preferiu morrer no conforto de sua casa, próxima da família. Uma equipe de médicos zelou por sua segurança, garantindo tranquilidade, alívio e conforto. Jô Soares também preferiu deixar o hospital e passar os últimos dias em sua casa, assistindo a filmes clássicos noir, seu gênero favorito. O escritor Philip Roth planejou algo parecido no fim da vida: passou os últimos anos lendo e assistindo a um canal de streaming especializado em filmes antigos.Agora, é a vez de Pelé, que também escolhe proteção, acolhimento e dignidade recorrendo aos cuidados paliativos.