Duvidas Sobre Cuidados Paliativos

Dúvidas comuns sobre cuidados paliativos

Esse assunto ainda gera muitas dúvidas, por isso explicamos as principais perguntas envolvendo esses cuidados,

Os Cuidados Paliativos envolvem um conjunto de cuidados direcionados para pessoas que sofrem de doenças graves ou incuráveis, com o objetivo de aliviar o sofrimento e melhorar o bem-estar e a qualidade de vida não só do paciente, mas de toda a sua família. 

Os tipos de cuidados podem ser físicos (tratando incômodos como dor, fraqueza e insônia), psicológicos (relacionados aos sentimentos), sociais (apoio na gestão de conflitos) e espirituais (orientações em relação ao sentido da vida, apoio religioso). Todos esses cuidados são fornecidos por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos e nutricionistas. Pensando na importância desse assunto, trazemos as principais perguntas e respostas, confira!

 

  1. Quem precisa de Cuidados Paliativos? São indicados a todos que sofrem de uma doença que ameaça a vida, piorando seu quadro ao longo do tempo. Alguns exemplos de situações que se aplicam os Cuidados Paliativos, seja em adultos, idosos ou crianças, incluem casos de câncer, doenças degenerativas neurológicas (Alzheimer, Parkinson, esclerose múltipla, por exemplo), doenças degenerativas crônicas (artrite grave), AIDS avançada, doenças que levam à falência de órgãos e quaisquer outras situações ameaçadoras à vida, como doenças genéticas, doenças congênitas incuráveis ou traumatismos cranianos graves. 

 

  1. Qual a diferença entre Cuidados Paliativos e Eutanásia? A eutanásia propõe antecipar a morte; os Cuidados Paliativos, por sua vez, não apoiam essa prática, considerada ilegal no Brasil. Entretanto, tampouco adiam a morte, mas propõem permitir que a doença incurável siga seu percurso natural e, para isso, oferecem todo o apoio, evitando sofrimentos e gerando um fim da vida com dignidade e melhor qualidade de vida.

 

  1. Como receber os Cuidados Paliativos? Eles são indicados pelo médico e, para garantir que sejam feitos quando chegar o momento, é essencial conversar com a equipe médica que acompanha o paciente e mostrar o interesse nesse tipo de cuidado. É necessário estabelecer uma comunicação franca e clara acerca do diagnóstico e das opções de tratamento. 

 

Há maneiras de documentar estas vontades, por meio de documentos chamados “Diretivas antecipadas de vontade”, em que a pessoa informa a seus médicos acerca dos cuidados de saúde desejados,em caso de se encontrar incapaz de expressar essa vontade posteriormente. O registro pode ser feito pelo médico que acompanha o paciente, em sua ficha média ou no prontuário, desde que expressamente autorizado. 

 

Além disso, é possível redigir e registrar em cartório um documento denominado Testamento Vital, em que a pessoa pode declarar suas vontades, como a de não ser submetida a procedimentos que usam aparelhos para respirar ou de reanimação cardio-pulmonar. Neste documento, pode-se indicar alguém de confiança para tomar decisões sobre os rumos do tratamento quando o paciente não estiver mais apto na realização de suas escolhas.