Publicado na revista digital Interface (Botucatu), o artigo aborda diversas características dos cuidados paliativos em todo o mundo, delineando e esclarecendo sobre sua definição, prática, evolução e implementação nos sistemas de saúde, inclusive no Brasil, visando atender com a maior abrangência possível a todos aqueles que necessitam de atenção especial devido a doenças progressivas como a covid-19.
No artigo, os autores Érika Fernandes Tritany, Breno Augusto Bormann de Souza Filho e Paulo Eduardo Xavier de Mendonça jogam luz a temas como o processo de reabilitação nos Cuidados Paliativos e a gestão do luto. “O reconhecimento, a avaliação e o gerenciamento de sintomas de Covid-19, ou outras condições, é imprescindível. Ainda que existam especificidades de cada área profissional, todos que atuam devem ser capazes de identificar sintomas e conhecer técnicas básicas de manejo e/ou seus encaminhamentos. Assim, escuta, apoio e orientação aos familiares são inerentes.
Ainda no material, há também destaque para a necessidade de que os Cuidados Paliativos sejam adotados de forma transversal e por equipes multidisciplinares, assim como a importância de que a prática faça parte da formação profissional em saúde.
O artigo pode ser lido na íntegra clicando aqui.
Fonte: ANCP - Academia Nacional de Cuidados Paliativos